Como ser Web Designer



E aí Criativos! Tudo bem com vocês? Hoje o papo é diferente é sobre Web Design, uma área em completa acensão que está cada vez mais no nosso cotidiano. O mais difícil quando se planeja uma carreira profissional são as duvidas que aparecem como qual curso eu devo fazer. 

O leque de opções de cursos, especializações e formações aumentou demais com a passar do tempo e continua crescendo consideravelmente, alguns cursos e graduações não irão atingir todas as suas expectativas, pois a maioria te entrega uma formação técnica (como usar as ferramentas) ignorando assuntos intangíveis do design. Vamos conferir alguns passos que listamos para te ajudar.

Aprenda técnicas 

Sempre quando falamos sobre isso é um tema muito pessoal e o ideal é você avaliar se você gosta mais de Design, só de Programação ou gosta dos dois ou até mesmo de outra área. Na área de Design existem diversos cursos como design gráfico, desenho industrial, design digital e etc . Já na programação tem Análise de Sistemas, Tecnologia da Informação ou Sistemas para Internet (tecnólogo) entre outros. Se você ainda não quer fazer faculdade tudo bem, você pode ingressar em algum curso técnico ou curso especializado online ou presencial. Se sentir necessidade depois pode ingressar na faculdade. Um curso é o inicio da sua caminhada vai te dar um base técnica, mas experiencias também é fundamental quando se inicia em uma carreiras os erros e acertos também são fundamentais.

Conceitos e Fundamentos do Web Design


Você sempre precisa entender o que está fazendo e pra que esta fazendo, pois um profissional que se preze conhece o caminho mais longo e também os atalhos( que as vezes são furada). Entender os princípios de web design é muito importante, é preciso entender a estrutura e os fundamentos primeiro, para depois aprender a ferramenta que te permitirá criar um layout.

Entenda linguagens e design


Depois que você ja interagiu com algumas ferramentas e se familiarizou precisa entender sobre sites que convertem visitantes em clientes dentre outros conceitos como por exemplo: 

  • Usabilidade;
  • Tipografia para web;
  • Cores para web;
  • Acessibilidade para web;
  • Imagens para web;
  • Gestalt;
  • Grids;
  • Design de Interfaces, entre outros.
E também precisará entender um pouco sobre as linguagens, internet e tecnologia, como por exemplo: 
  • Hospedagem e domínios;
  • HTML e CSS;
  • CMS (gerenciadores de conteúdo);
  • SEO;
  • Arquitetura da informação, entre outros.
Você também precisará entender e desenvolver outras habilidades como precificar, como gerenciar pessoas, gerenciar seu tempo e administrar mais de dois projetos ao mesmo tempo, gerenciar processos e tarefas, saber criar um briefing de qualidade e principalmente em como lidar com o cliente empreendedorismo.

Crie seu Portfólio


Um passo muito importante é criar seu portfólio, mas isso sempre é uma dúvida muito grande por que como começar se não tenho experiência e nunca tive clientes? Uma dica é criar um projeto pessoal que você gostaria de realizar ou então um projeto fictício . Na área de design o Portfólio vai ser o seu currículo, então deixe ele lindão busque referências de quem já trabalha na área e veja como eles apresentam seus trabalhos, faça o seu melhor com calma e sem pressa, persistência e dedicação são a chave para você chegar lá. um bom lugar para ver referência de profissionais da área é o Behance, uma fonte incrível .

Nunca pare de estudar


Web design é uma profissão que você nunca deve parar de se aprimorar e estar sempre na busca de ser um profissional melhor aprendendo coisas novas e se qualificando. Alem disso participe de fóruns, compre revistas, participe de eventos, workshop, palestrar, veja tutoriais, leia livros, e goste disso.

E aí gostou do conteúdo? Comente e compartilhe nas redes sociais.

0 Comentários:

Postar um comentário