O que é um Portfólio?



Afinal de contas o que é portfólio?

O portfólio nada mais é que uma compilação de materiais, projetos ou trabalhos desenvolvidos por um profissional, empresa que mostra suas habilidades e principalmente qual tipo de serviço você quer trabalhar e desenvolve com suas, competências, qualificações e experiências. Ele é usado principalmente para atrair novos clientes e candidatar a empregos.
Currículo e portfólio são coisas diferentes enquanto o primeiro é usado para se apresentar e ajudar uma empresa a conhecer seu perfil profissional, o segundo mostra os trabalhos que você já realizou e que consegue fazer.
No caso de um fotógrafo designer, por exemplo, o portfólio será composto por trabalhos relevantes que ele realizou uma identidade visual, um design de embalagem ou até mesmo material impresso que ele já tenha feito.

Existem dois tipos de portfólio que você pode usar para mostrar o seu trabalho são:

Portfólio Impresso


Consistem em seus melhores trabalhos em versão impresso que dependendo do cliente pode ter um impacto relevante na hora da abordagem. A beleza desse tipo de portfólio é marcante podendo dar uma forcinha acelerando o processo de fechamento de negocio. Só que não é indicado economizar com esse tipo de portfólio nem na qualidade do papel nem na impressão. Faça algo realmente profissional que deixe seu potencial cliente de queixo caído.


Portfólio Digital



Hoje em dia a maioria dos profissionais faz uso de plataformas online para compartilhar seus trabalhos o que oferece inúmeras vantagens dentre elas um baixo custo(pois não precisará imprimir nada), uma maior facilidade de compartilhamento e uma facilidade enorme na hora de organizar o seu trabalho. Além dos empregadores e "caça talentos" estarem sempre garimpando novos profissionais nas plataformas especificas. 
Existem serviços que é primordial ter um portfólio digital, por exemplo designer e redatores de blogs e sites, muitas vezes trabalham remotamente, com pessoas de outras localidades e países e ter seus trabalhos na internet ajuda muito nesse contato e na conquista de um novo job.



Essencialmente, você pode montar um portfólio digital de duas maneiras:

Portfólio em PDF



O Portable Document File já se tornou  universal, já que a maioria das pessoas  tem um visualizador de PDF, como o famoso Adobe Reader. Esse tipo de arquivo pode conter inúmeras páginas, o que faz dele uma boa maneira de organizar as amostras do seu trabalho.
Se você é um especialista em programas de diagramação, produzir seu portfólio em PDF será fácil. Agora, se essa não é a sua preia, saiba que você pode usar softwares de edição de texto e imagem para isso.

Portfólio em Plataformas online



Não podemos falar de plataforma online sem falar no Behance, o queridinho dos criativos,é uma plataforma que pertence à Adobe possui uma interface  clean e intuitiva, e é uma ótima maneira de divulgar seu trabalho sem falar que muitas empresas buscam seus profissionais por lá.
Você pode criar um portfólio no blogger também que é uma plataforma de criação de blogs do Google que pode ser personalizada facilmente e compartilhada.. O wordpress é uma ótima pedida também é muito intuitivo e bonito valorizando ainda mais o seu trabalho. Existem outras plataformas para você divulgar seu trabalho online que vamos abordar em outras postagens.



Gostou da postagem? comenta aí em baixo e segue a gente nas redes sociais para ficar por dentro do mundo criativo!




Um comentário: Leave Your Comments

  1. Você é Designer, Freelancer ou Produtor de Conteúdo? Já pensou como seria mais fácil se você já tivesse a arte 100% pronta e pudesse editá-la facilmente? O Kit do Designer é um pacote com mais de 800 Mil arquivos editáveis e essenciais para Designers, Freelancers, Agências e Criadores de Conteúdo Ficou curioso?
    Garanta já sua vaga... https://bit.ly/designer-grafico-toop

    ResponderExcluir