Como fazer um excelente portfólio - Design Total :Blog de Criatividade, Inspiração e Design

Como fazer um excelente portfólio


Fala Criativos tudo bem? Portfólio é algo fundamental para todo profissional de design, mais até que o currículo. Um detalhe fundamental na hora de fazer o seu é planejamento, a seguir vamos te dar algumas dicas:

1. Tenha um objetivo


Seu portfólio precisa ter um objetivo claro para que ele possa te ajudar a conseguir o seu job dos sonhos. Se o seu interesse é conseguir um emprego em uma agência de publicidade, em um estúdio criativo ou mesmo trabalhar como freelancer você precisa planejar focando no publico alvo do seu portfólio (seus futuros clientes). Tenha em mente seu objetivo e foque nos trabalhos que deseja fazer isso vai ser essencial para as próximas dicas.


2. Coloque seus principais trabalhos

Seu portfólio deve ser muito diferente de um diário, não precisa ter todos os trabalhos que você já fez somente os mais relevantes. Se você começou há pouco tempo, logicamente terá poucos trabalhos par apresentar o que é normal todo mundo foi iniciante alguma vez.

Um portfólio deve ser objetivo e simples em passar a sua mensagem mostrando para seu potencial cliente ou empregador o seu potencial e o que você é capaz de fazer.



3. Nunca trabalhei na área como fazer?


No inicio é mais difícil mesmo arrumar alguns trabalhos mas se você acabou de terminar os estudos ou está mudando sua área de atuação, você pode incluir no seu portfólio:
  • trabalhos de faculdade;
  • projetos pessoais;
  • serviços feitos para conhecidos, mesmo que você não tenha cobrado.
  • criar clientes fictícios para mostrar o que consegue fazer.


4. Humanizar o portfólio


Por traz do projeto que você realiza tem uma pessoa e um recrutador ou um cliente em potencial querem conhecer você como profissional, pois no fim das contas você também é quem vai negociar os detalhes dos projetos.

É fundamental na criação do seu portfólio uma sessão que fale sobre você pois as pessoas irão te contratar atraídas pelo seu portfólio, essa sessão pode chamar "sobre mim" é onde você colocará informações sobre seu contexto profissional, qualificações e habilidades.

5. Seja simples


Designer que é designer odeia aquele layout cheio de coisas e poluído esse principio é valido também para o seu portfólio o mantenha simples e direto sem muita firula. Evite colocar elementos que atraiam a atenção das pessoas mais do que o seu próprio trabalho.


6. Facilite a leitura e a navegação


O entendimento do seu portfólio pode ficar comprometido se você escolher fontes que prejudiquem a leitura. você deve facilitar o máximo o trabalho de quem está avaliando o seu portfólio além de produzir um texto claros e objetivos. Simplifique e facilite o máximo a navegação pelo portfólio pense que a pessoa que for avaliar seja um cliente ou empregador precisa dar poucos clique para achar o que precisa.




E aí gostou do conteúdo? Acompanhe a gente nas redes sociais! Tem alguma dica de como turbinar o portfólio, comenta aí.


Como fazer um excelente portfólio Como fazer um excelente portfólio Revisados ​​por Victor Hugo Almeida Nunes on segunda-feira, abril 27, 2020 Avaliação:: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.